Enquanto uns precisam muito de cuidado constante, outros tem muita dificuldade de expressar que precisam de ajuda. Meu caso, que por muito anos queria fazer tudo sozinha por medo de incômodo ou da pessoa ficar brava, e que tenho descoberto que também é o caso da minha irmã.
Isso me levou a pensar sobre o motivo por trás de sermos assim, mas está tão nas raízes da mente que é como se houvesse um bloqueio para chegar até o verdadeiro motivo.
Eis a minha teoria: sempre houve uma cobrança de responsabilidade constante para certas coisas, como se fosse uma obrigação. Coisas simples como escolher a roupa que eu ia vestir com 3 anos, ou ajudar a lavar a casa com 5, eram bem constantes na rotina. Era quase que eu precisasse fazer isso de qualquer forma.
Aí de mim se pedisse comida na casa dos outros, ou fazer qualquer coisa que minimamente minha família ache que é desrespeitoso ou incômodo. "Não faz isso", "não atrapalha"... Meio que fico na minha para não atrapalhar.
Esse é um sentimento que já tentei dobrar, desvirar, fazer origami, e continua lá, quase que tão preso que nem é sentido. Apesar de tudo, tenho me esforçado para melhorar muito... De uns meses para cá tenho me permitido ser amada e cuidada, algo que sempre foi difícil pra mim! Qualquer afeto que não fosse com presentes já me causava uma estranheza.
Minha meta é continuar evoluindo a ponto de que isso nem se quer seja visível, e estou me esforçando para isso a anos! O primeiro passo para resolver algo, é saber que aquilo existe.
